sábado, 10 de abril de 2010

Capítulo 4

No dia seguinte Aline foi à faculdade menos preocupada com o caso do namorado de Marise.Conversara com Rick na noite anterior e o rapaz lhe prometera que ia ajudá-la a desvendar o caso coletando informações com os colegas da República.
No horário do intervalo,a menina conseguiu um lugar agradável num cantinho do refeitório,onde ela e o namorado pudessem lanchar à vontade.Não sabia por quê,mas sempre que sentava em um lugar mais visível,tinha impressão de que todos a estavam observando.
Após alguns minutos de espera,Rick chegava à mesa,com uma grande variedade de lanches numa bandeja.
-Nossa...Pra que tudo isso?-Aline perguntou ao ver um monte de comida à sua frente.
-Pra mim,oras-Rick respondeu,sentando-se-E pra você,se quiser que eu compartilhe.
-Não,obrigada.Eu não como muito,você sabe.
-É,eu sei.E não sei por que você se admira de me ver com esse monte de comida.Você sabe que eu como muito.
-E como não saber?As vezes que te vi tomando café da manhã,almoçando,jantando ou simplesmente lanchando foram mais que suficiente pra ver que você não se satisfaz com pouca coisa.
Rick fez cara de quem se sentia insultado e ambos riram.Aline gostava de passar aqueles momentos de descontração ao lado do namorado;não podiam ficar juntos o tempo todo,mas os poucos instantes que passavam juntos eram inestimáveis.A menina ficou pensando nisso,quando sua tranquilidade e a de Rick foram interrompidas pela presença de Juan.
-Com licença,será que posso me sentar com vocês?É que não achei outro lugar disponível.
Aline olhou para os lados e avistou vários lugares vazios.Percebeu que Juan só estava fazendo aquilo pra estorvar.Mesmo assim Rick lhe cedeu o lugar gentilmente.
-Ah,obrigado-Juan agradeceu-Não se preocupem comigo,podem conversar à vontade,não vou atrapalhar.
O rapaz começou a comer em silêncio,mas logo após,contradizendo-se,se infiltrou na conversa do casal incovenientemente.Começou a transcorrer para assuntos alternativos,e que na opinião de Aline,não tinham fundamento algum. "O que será que esse cara tem na cabeça?"
Felizmente,o garoto encontrou outra "vítima" que se encontrava sozinha em outra mesa e foi até lá.Tratava-se de uma garota do curso de Administração,que estava sem a companhia do namorado aquele dia,estando portanto bem suscetível às investidas do "Don Juan",como o chamavam,mas que para Aline,não tinha nada de conquistador.A garota ficou observando a dissimulação do rapaz e meneou a cabeça.Olhou para Rick e percebeu que ele também observava Juan.
-Esse cara é muito sem noção-comentou a garota.
-Pode ser-respondeu Richard sem tirar os olhos da cena-Mas é um jovem precioso pra Deus.
Aline se sentiu um tanto envergonhada;sentindo como se houvesse levado um "queimão" do namorado.De fato,realmente Juan era uma pessoa importante pra Deus,mas isso não negava o fato de que ele era um cara totalmente sem noção.
-Sabe-continuou Rick-Esse é um tipo de pessoa que carece muito da nossa ajuda.Ele não está há muito tempo na igreja;os pais dele não são crentes e são muito problemáticos.Acho que não é tão difícil entender porque ele tem esse comportamento.
-É..-Aline respondeu pensativa-Mas...Não consigo entender porque a convivência na igreja ainda não ensinou nada pra ele.
-Acontece...Não há pessoas que estão a vida inteira na igreja e mesmo assim tem comportamento contrário à educação que recebeu?
Aline se lembrou de Karina.
-Isso existe por toda parte-continuou Rick-Em nossa igreja reconheço muitos que ainda são assim.
-É.Só que uma coisa é você não ter tido um encontro verdadeiro com Cristo.E outra é você saber o que é certo e o que é errado.E eu tenho certeza de que o Juan sabe o que é certo,mas faz o errado porque quer.
Richard balançou a cabeça concordando,enquanto dava uma mordida no sanduíche.
-Sabe que ele andou me chantageando um tempo desses?
-Sério?-Rick perguntou,sem parecer muito surpreso.
-É...E me pregou algumas peças também.Ele é muito desagradável.
-Isso não posso negar que ele seja.A propósito...Por que ele te chantageou?
-Bem,é que ele viu uma troca de bilhetes entre mim e a Vivian,e quando jogamos no lixo ele foi lá e pegou só pra me chantagear depois.
Rick deu uma risadinha.Aline se sentiu incomodada com a atitude do namorado,pois esperava que ele se indignasse com a audácia de Juan assim como ela se indignava.
-O Juan precisa de libertação,e nós devemos orar e ajudá-lo-disse Richard,com uma expressão séria-Ao perceber uma pessoa assim na igreja,não podemos abandoná-la,e sim fazer o máximo pra que ele se sinta amado e valorizado no nosso meio.
-É verdade-Aline respondeu,mesmo não tão maleável quanto à idéia de começar a relevar as atitudes de Juan.Mas de agora em diante tentaria tratá-lo melhor,mesmo que na verdade quisesse fazer o contrário.
O intervalo acabou e Aline se preparou pra ir para a aula.Rick havia devorado todo seu lanche sozinho,e Aline sorriu ao se dar conta disso.Se fosse ela,não teria conseguido ingerir nem a metade da comida que estava ali a instantes atrás.
-Tem alguma coisa pra fazer depois da aula?-Rick perguntou.
-Algumas.Tenho um trabalho de Linguistica e um livro pra ler.
-Entendo.Hoje não tenho muito o que fazer,queria passar o dia com você.Mas tudo bem,afinal amanhã é sábado e teremos o final de semana inteiro pela frente.
-É...-Aline respondeu distraída.Mas logo um assunto esquecido veio à sua mente,e ela perguntou:
-E a propósito,você descobriu alguma coisa sobre o Will?
-Só que ele mora em São Miguel Paulista e que está no 2º ano de Artes Visuais.
-Humm...Ainda não é o bastante.
-Eu sei.Mas continuarei investigando.Conheço um rapaz que divide o quarto com ele,e vou tentar descobrir mais coisas.
-Tudo bem.Obrigada,Rick.
-Por nada...Essa história que você me contou é muito estranha,e mesmo se você não me pedisse pra investigar,eu investigaria.
Os dois chegaram à frente do elevador.Quando pararam,Rick retirou alguma coisa do bolso e colocou na mão de Aline.
-Acho que isso é seu-disse o rapaz com um sorrisinho,dando-lhe um beijo e saindo logo em seguida.Aline olhou para o papel que Rick colocara em sua mão e percebeu que o conhecia.
-Não acredito!-a menina disse,levando a mão à boca.Era o papel que continha o diálogo entre ela e Vivian,que Juan usara para lhe chantagear. “Então aquele trambiqueiro cumpriu o que prometeu”-a menina pensou,enquanto entrava no elevador.Que raiva sentia daquele garoto!Aline compreendeu melhor o quão era difícil amar o próximo como a si mesmo.
Após as aulas,a menina foi a um dos laboratórios de informática correndo,pois queria terminar o quanto antes um trabalho de Linguistica que precisava fazer,para depois voltar à República pra terminar de ler o livro.Queria fazer o máximo que pudesse pra não precisar comprometer seu final de semana.
Passou duas longas horas no laboratório até julgar ter feito o necessário.Saiu um pouco contrariada por ter demorado mais do que deveria e correu à República.Não havia almoçado ainda;isso já estava virando uma rotina.Resolveu que comeria qualquer coisa numa lanchonete próxima,já que nem era mais hora de almoço.
Quando chegou à lanchonete da esquina,encontrou Vivian,que também parecia ter perdido o horário de almoço.A menina chegou-se à mesa onde estava a amiga e sentou-se,não sem antes perguntar se podia,ao que Vivian respondeu que sim.Aline pediu um cachorro-quente acompanhado de refrigerante,e começou a puxar assunto com a amiga,que estava bem quieta e parecia um tanto triste.
-Perdeu o horário de almoço,Vivi?
-É...Passei no laboratório de fisioterapia e precisei ficar um tempo lá.
-E eu passei no laboratório de informática.Fiquei duas horas lá fazendo um trabalho.Não queria deixar nada pro fim de semana.
Vivian não respondeu,apenas balançou a cabeça,aparentando que compreendia.
-Aconteceu alguma coisa,Vivian?Você parece abatida.
Vivian,que estava com o olhar um pouco distante até aquele momento,voltou o olhar para a amiga e respondeu:
-Eu vi o Fábio hoje.
-Mesmo?Onde?
-Na frente da faculdade.Ele veio falar comigo.
-É?E você conversou com ele?
-Sim.Ele me disse que saiu da igreja,e eu me senti culpada.Ah e também pediu pra voltarmos a namorar.
-E você?
-Eu não aceitei,mas fiquei chateada pelo fato dele estar fora da igreja.
-Olha,Vivian,já conversamos sobre isso e eu já te dei minha opinião acerca do assunto.
-Eu sei.Mas é que não consigo evitar de ficar chateada com isso.
-Você fez o que pôde.
-É...Eu fiz.
-E eu até estranho essa sua atitude de ficar com isso na cabeça.Não é você quem fica me dizendo pra ser mais inflexível?
-É mesmo,né?Eu fiz o que esteve ao meu alcance,orei e ainda oro por ele.Acho que não sou culpada de nada.
-A única coisa que você foi culpada foi de começar a namorar com ele mesmo ele não sendo cristão.Mas essa já é outra história.
-É...-disse Vivian,olhando para a porta no momento que entrava um homem.Aline,que estava de costas nada percebeu,mas Vivian fixou o olhar no indivíduo e disse a Aline:
-Ei,Aline aquele ali...Aquele ali não é o?...-iniciou a garota,dando uma pausa.Aline não entendeu se a pausa era por que Vivian havia esquecido o nome da pessoa,ou se ela se dera conta de que se enganara.
-Quem é Vivian?

8 comentários:

  1. Mistérios...Gostei da posição do Rick e concordo que é difícil amar as pessoas que nos incomodam mesmo que sejam da igreja. Na conversão ainda recente, tudo parece flores, mas quando aparecem os espinhos, é difícil não deixar que nos firam.

    ResponderExcluir
  2. Estou amando a terceira parte de Aline! Só não tenho comentado muito porque não tenho tido muito tempo, mais tenho acompanhado os capítulos! Parabéns Erica, a estória está ótima!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente senti falta de seus comentários Helisa,mas já imaginava que vc continuava lendo.
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. //♥

    Tipo. . com o Juan, só tendo uma paciência de Jó mesmo!! Mas, eu concordo com o Rick.. gostei do que ele disse...

    E quem será que a Vivi viu meu Deus?!


    P.S eu tive de excluir os dois primeiros comentários, pq na pressa acabei digitando umas cosinhas erradas... rss

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai, outro mistério, rsrsrs.
    Curiosa ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oh my God! que curiosa que eu estou!!!

    Greici...

    ResponderExcluir